terça-feira, 12 de abril de 2011

O Surdo Oralizado e o processo de inclusão

          O fato de o professor não estar preparado para receber o aluno surdo é realidade e acontece com a maioria dos professores de escola regular. Quando recebe o aluno surdo, tem idéias preconcebidas, neste sentido atribui ao aluno surdo algumas impressões, na maioria dos casos depreciativas, impressões que, na maioria das vezes, se refletem em sua postura e em práticas pedagógicas em sala de aula.
          Em face desta realidade percebe-se que a escola pública está diante do desafio em que deverá dar respostas à inclusão dos alunos surdos. A concepção de surdo que se forma, resultado de uma construção histórica, questiona as práticas educativas das escolas que, por força da legislação, se caracterizam como inclusivas. Sabemos que a garantia da inclusão passa pela superação de muitas barreiras, e estas dependem da elaboração de políticas públicas educacionais que se comprometam com a aprendizagem de todos.
          É fato a dificuldade para o professor, sozinho, apreender o conjunto de novas informações relacionadas com a escolarização de alunos surdos e decidir sobre quais as melhores estratégias metodológicas a selecionar, de modo, a não ignorar as necessidades diferenciadas do aluno surdo, sem marginalizar as suas produções no contexto escolar. É importante que esta tomada de decisão deva ser o fruto de reflexões conjuntas entre professores, técnicos clínicos (médico de especialidade, terapeuta da fala, psicólogo, etc.…), a família e os professores especializados na área da surdez.

3 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, por desbravar um assunto tão complexo juntamente com outras pessoas, a fim de buscar alternativas de democratização do estudo da língua inglesa aos alunos surdos.

    ResponderExcluir
  2. Realmente não existe preparação para os professores que lecionam em salas de aula inclusivas. É importante saber algumas estratégias para que esse ensino se dê de forma igual a todos, tanto os ouvintes, quanto para os alunos surdos.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa de criar um blog e principalmente pelo assunto inicialmente abordado. Continue com ações positivas voltadas para um mundo melhor, pois isso te impulsionará cada vez mais no caminho certo para sua própria evolução. Um forte abraço. Iara

    ResponderExcluir